Por Que Devemos Falar Sobre as DSTs na Empresa

Uma empresa com poucos ou muitos funcionários tem a obrigação de cuidar da saúde e bem-estar de seus profissionais, porque somente assim poderá exigir bom desempenho e concentração deles.

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um treinamento que toda empresa deve oferecer aos seus trabalhadores uma vez ao ano, nesse evento através de gincanas, jogos, teatro, música e palestras são apresentados os mais variados assuntos relacionados à segurança do trabalho, entre os quais estão as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Por que devemos falar das DSTs na empresa

É essencial falar das DSTs em uma empresa, porque mesmo com tanta informação, muitas pessoas ainda se descuidam e contraem essas doenças. Em um ambiente de trabalho é muito importante evitar que tenham profissionais com esse tipo de doença.

A importância de falar das DSTs em uma palestra da SIPAT é que ajuda os profissionais a terem consciência que é de responsabilidade deles, a própria saúde. Nas palestras são abordados os mais variados tópicos sobre essas doenças, nas quais estão: como usar os preservativos corretamente, a imensa importância de sempre usar preservativo, como curar determinadas doenças sexualmente transmissíveis, formas de contágio, como o profissional com a doença deve se comportar na empresa e com a sua família e muito mais.

São muitas as doenças sexualmente transmissíveis, entre as mais comuns, estão: HIV (AIDS), HPV, sífilis, gonorreia, entre outras.

As palestras ensinam como os profissionais devem se prevenir para evitar essas doenças que atingem milhares de pessoas todos os dias no mundo inteiro, antes a desculpa era a falta de informação, mas no mundo globalizado de hoje, só contrai esse tipo de doenças aquelas pessoas que não se preocupam com a saúde.

Doenças sexualmente transmissíveis

AIDS – A AIDS não tem cura, porém com medicamentos disponíveis hoje no mercado é possível que os portadores possam ter uma vida um pouco confortável, é muito importante se prevenir para não contrair a AIDS, pois embora ela possa ser controlada ela pode levar a morte a qualquer momento.

HPV – O HPV, vírus do papiloma humano, possui mais de 200 diferentes variações e aparece em forma de verrugas em lugares escondidos, na mulher essa doença pode desencadear o câncer no colo do útero e já foi provado que pode aumentar as chances de desenvolver outros tipos de câncer.

Sífilis – É uma das doenças sexualmente transmissíveis mais conhecidas, ela tem cura, mas para prevenir a melhor opção é usar camisinha.

Gonorreia – É outra doença sexualmente transmissível muito conhecida, ela tem cura, mas para evitar a contaminação é essencial o uso do preservativo.

Todas as doenças sexualmente transmissíveis são graves, porque além de causarem mal estar nas pessoas contaminadas, causam também nas pessoas que estão ao redor, e quando ocorre de pegar uma doença incurável, aí a pessoa destruiu a sua vida para sempre.

Portanto, é muito importante cuidar da saúde e da vida, por isso, tenha consciência e não tenha intimidades com qualquer pessoa. Usar o preservativo é essencial não só para evitar as DSTs como também uma gravidez indesejada. Então toda empresa deve abordar as doenças sexualmente transmissíveis para conscientizar seus trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *