|
Durante os últimos
100 anos foram produzidos mais de 20.000 artigos científicos que
debatem se o sal seria prejudicial ou benéfico para os
hipertensos. Entretanto, Helio César Salgado, professor titular
da USP de Ribeirão Preto, e Celso Amodeo, do Instituto Dante
Pazzanese, foram categóricos em suas falas no 13º Congresso de
Hipertensão: para ambos o sal aumenta sim a pressão nos
hipertensos. “Retirar ou diminuir o sal da dieta é a variável
mais importante a ser considerada na prevenção das alterações
cardiovasculares”, disse Hélio durante o segundo dia do 13º
Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que termina
amanhã em Ribeirão Preto (SP).
Para Celso Amodeo,
o Salt Institute dos Estados Unidos, que é formado por um grupo
de pesquisadores que apresentam trabalhos que afirmam,
inclusive, que o sal seria benéfico para hipertensos, é no
mínimo suspeito. “É financiado por empresas de alimentos
processados e bebidas que contêm excesso de sal em sua
composição. Ao contrário, o National Heart, Lung and Blood
Institute condena o sal para hipertensos”, disse.
Segundo Celso, a
ingesta de sal irá sempre aumentar a pressão em hipertensos. O
que difere é a quantidade utilizada, o tempo de uso e a
sensibilidade já que existem os sensíveis e os resistentes ao
sal. “Uma experiência em que indivíduos usaram a furosemide
(diurético) e ficaram 24 horas sem ingerir sal mostrou que os
sensíveis baixaram a pressão arterial em 10 unidades e os
resistentes em 5”, disse.
Vale lembrar que
em indivíduos normais, o uso excessivo do sal não aumenta a
pressão arterial, mas, em longo prazo, seu uso correto pode
prevenir o aparecimento da hipertensão. De acordo com Celso,
indivíduos de comunidades africanas que culturalmente ingeriam
pouco sal, quando mudaram para Nairóbi (capital do Quênia) se
tornaram hipertensos após alta ingestão, relacionada à mudança
de hábitos. Já para os hipertensos essenciais, não existe
negócio. “A partir dos 30 anos de idade os rins começam a
reduzir a excreção de sódio, que fica diminuída em 40% aos 80
anos devido às alterações renais que a hipertensão vai
provocando”, alterou o pesquisador.
Fonte:Agência
Notisa |