|
Os cientistas da
Universidade do Sul da Califórnia afirmam que as mulheres que
passaram por partos após os 35 anos de idade tiveram um risco
58% menor de desenvolver a doença do que aquelas que nunca
tinham tido filhos.
Mulheres que
engravidaram antes dos 30 reduziram o risco em 45% e partos
antes dos 25 anos cortaram o risco em 16%. A pesquisa foi
publicada no jornal Fertilidade e Esterilidade.
Amostra
O estudo apontou
ainda que as mulheres que tiveram quatro ou mais crianças
diminuíram as chances de desenvolver o câncer nos ovários em 64%
Os pesquisadores entrevistaram 477 pacientes com câncer nos
ovários e 660 mulheres saudáveis. O pesquisador Malcolm Pike
disse que estudos anteriores mostraram que ter filhos mais tarde
também protegia contra cancêr no endométrio, a mucosa uterina.
Pike afirma que o aumento do hormônio progesterona pode ajudar a
proteger contra os dois tipos da doença.
Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/07/040715_partoas.shtml |