Doenças Causadas por Deficiências Nutricionais

Ter saúde e mantê-la não é uma tarefa fácil, pois requer uma alimentação rica em substâncias benéficas à saúde, como vitaminas, proteínas, ferro e outras. A maioria das pessoas não tem condições de se alimentar com tudo que é necessário para se nutrir e evitar a carência das substâncias essenciais para uma vida saudável.

A carência nutricional pode causar muitas doenças, algumas que podem ser curadas facilmente e outras que podem levar até a morte.

Vitaminas-e-minerais

Doenças causadas por deficiências nutricionais

  1. Beri-béri – É uma doença que ocorre pela falta de vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B1. Essa doença não é comum, ela ocorre apenas em pessoas que não ingerem alimentos com vitamina B. Essa vitamina pode ser encontrada no tomate, cenoura, fígado, leite e frutos.
  2. Raquitismo – Acontece na infância e é causada por falta de vitamina D. A falta dessa vitamina diminui a absorção de cálcio pelos ossos, fazendo com que o esqueleto fique deformado. As principais fontes de vitamina D são os peixes, como o salmão e os frutos do mar, como os mariscos e o carapau.
  3. Escorbuto – É uma doença causada pela falta de vitamina C, ela provoca fraqueza, dores musculares e nas articulações, dificuldade na coagulação do sangue e de cicatrização. As pessoas com essa doença têm pouca resistência a infecções, inflamações e vermelhidão das mucosas, principalmente das gengivas, ela pode levar à deterioração dos dentes, Para evitá-la é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão, acerola, manga, goiaba, verduras e outros.
  4. Cegueira noturna – Essa doença é provocada pela falta de vitamina A e ela consiste na falta de visão em ambientes com pouca iluminação. Consuma alimentos ricos em vitamina A, como: gema de ovo, fígado, óleos de peixes, mamão, manga e espinafre.
  5. Anemia ferropriva – Essa doença pode atacar crianças e mulheres grávidas, ela é causada pela falta de ferro na alimentação. O ferro é uma substância essencial para a formação da hemoglobina do sangue. Alguns alimentos ricos em ferro, são: feijão, carne vermelha e fígado.
  6. Marasmo – É uma das doenças mais graves provocadas por deficiência nutricional, ela é resultado da ingestão insuficiente de alimentos ricos em vitaminas importantes para o organismo. Ela reage fazendo com que as pessoas percam gorduras e outras substâncias do corpo rapidamente, provocando diarreias, perda de gordura, distrofia muscular e muito mais. Ela pode levar a morte. Para evitar o marasmo é preciso adotar um cardápio rico em vitaminas e proteínas, e também beber muita água.

Essas são algumas doenças causadas pela falta de vitamina no organismo, que causa deficiência nutricional. É importante cuidar da alimentação para evitar doenças, pois ela é a responsável pela energia que usamos para fazer tudo e por nossa saúde.

Portanto invista em alimentos ricos em vitaminas, proteínas e outras substâncias que fazem o corpo funcionar da forma certa. A dica é investir em alimentos variados, como: verduras, legumes, peixes, carnes e frutas, assim, seu corpo terá o suficiente para viver bem e com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *