Como Evitar Dores nas Costas

Ter saúde é o mais importante para poder viver bem, pois não há coisa pior do que ficar sentindo dores, que além de desagradáveis, são muito incômodas. No dia a dia as pessoas acordam com pressa, vão para a escola ou trabalho, tem que cuidar das crianças, da casa e muito mais, e isso causa estresse, um dos principais causadores das dores nas costas.

dor nas costas

É muito comum as dores nas costas, principalmente naquelas pessoas que trabalham muito tempo, sentadas, por causa da postura errada que acaba prejudicando a coluna vertebral. Para quem não aguenta mais as dores nas costas e para quem quer evitá-las, aqui vão algumas dicas.

Dicas para evitar dores nas costas

  1. Evitar o estresse – O estresse é um mal que ataca a todas as pessoas que não têm um minuto para descansar durante o dia. Essa doença não só provoca dores no corpo, como também problemas psicológicos. A dica é dar uma pausa entre uma coisa e outra para descansar o corpo e a mente.
  2. Não carregar peso – Na maioria das vezes, as dores nas costas são causadas pelo excesso de peso carregado por elas, porque força muito os ossos da coluna. Tenha cuidado para não carregar mochilas e bolsas pesadas demais, pois isso pode causar muitas dores nas costas.
  3. Dormir do jeito certo – Quando for dormir, escolha um travesseiro fofo e macio. Se gosta de dormir com a barriga para baixo, use um travesseiro baixo, mas se gosta de dormir de lado, use um travesseiro médio, e por fim, se gosta de dormir com a barriga para cima, não use travesseiro.
  4. Postura correta – Se trabalha sentado, procure ficar com as costas retas, pois se ficar muito enrolado, poderá não só causar dores nas suas costas, como contrair uma doença ocupacional, que é muito difícil de ser curada. Procure se levantar da cadeira, pelo menos, a cada duas horas, fique alguns minutos em pé e sente novamente. Fazendo isso evitará muitos problemas no futuro.
  5. Praticar exercícios físicos – Fazer exercícios físicos é bom para tudo, então se quer evitar ou acabar com as dores nas costas, escolha uma ou mais atividades físicas e pratique-as, pelo menos, três vezes na semana. As mais indicadas são: caminhada, andar de bicicleta, esteira e pilates.
  6. Perder peso – Um dos principais causadores das dores nas costas e em outras partes do corpo, é o excesso de peso, por isso se estiver acima do seu peso ideal, faça uma dieta balanceada e pratique exercícios físicos, com isso garantirá uma vida saudável e sem dores.
  7. Manter a flexibilidade das costas – Para manter os músculos das costas flexíveis e evitar alguma lesão na coluna vertebral, faça alongamentos diários. Outra opção é fazer exercícios que não exijam muito esforço como pedalar e caminhar.

Portanto as dores nas costas são comuns na vida da maioria das pessoas que não param quietas por causa das obrigações do dia a dia, mas seguindo as dicas acima, as dores irão embora, ou nunca aparecerão. Então cuide para não ter dores nas costas ou trate a que você já tem com as dicas dadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *