Como Cuidar de Um Pássaro Machucado

A vida nos reserva muitas surpresas, pois a qualquer hora podemos nos deparar com uma situação inusitada e teremos que agir da melhor forma. Encontrar um pássaro machucado na rua, é uma coisa diferente, mas que pode acontecer.

Se um dia ver um pássaro machucado na rua, saiba que de acordo com a lei, você não poderá levá-lo para casa, o mais indicado é chamar o serviço de proteção de animais silvestres, ou seja, o IBAMA, pois os profissionais vão saber o que fazer com a ave. Para saber mais sobre criar pássaros em casa, leia: Sispass

colibri

Como cuidar de um pássaro machucado

1 – Antes de chamar o serviço de proteção de animais silvestres, observe o passarinho para ver se ele realmente precisa de ajuda. Pode ser que ele esteja caído no chão porque está aprendendo a voar. Siga o pássaro por um tempo, e se certifique que ele está mesmo machucado e foi abandonado pela mãe, aí sim poderá chamar o órgão responsável por animais silvestres.

2 – Se o passarinho for muito pequeno e não tiver penas, coloque-o no ninho, caso esteja perto de você, se não encontrar, não poderá deixar a ave sozinha para morrer de fome, pois como é muito novinha não tem como procurar comida. Faça o seguinte, leve o bebê para casa e ligue imediatamente para o órgão responsável.

3 – Procure ferimentos no pássaro, se ele for adulto, observe se tem feridas abertas, caso tenha, você deverá levá-lo para casa até o socorro chegar. Sinais de sangue, também devem ser observados, porque se estiver sangrando, ele precisa de sua ajuda urgente.

4 – Se o pássaro estiver muito machucado, remova-o do lugar que ele está, no entanto, se for um animal grande, não mexa com ele, pois ele pode ferir você, a melhor opção é deixá-lo quieto até a ajuda chegar.

5 – Se decidir pegar o pássaro, precisará de um local para ele ficar, então pegue uma caixa de papelão e faça buracos em sua extensão para ventilar. Forre a caixa com um pano macio, como uma toalha. Não ponha o pássaro em estruturas feitas com arame, porque o bicho pode se machucar.

6 – Antes do serviço de proteção animal chegar, será necessário colocar o pássaro em um ambiente confortável, nem muito quente e nem frio, então, ponha embaixo dele uma almofada térmica em temperatura baixa.

7 – Antes de pegar o pássaro, seja ele pequeno ou grande, ponha luvas porque o animal poderá machucá-lo e também evitará alguma possível doença que o animal possa transmitir para você.

8 – Antes de remover o pássaro, enrole-o com um cobertor, isso o acalmará. Remova o pássaro com delicadeza para não assustá-lo. E quando a ajuda chegar, entregue o bichinho para ela.

Portanto ajudar um animalzinho machucado é sinal de um bom coração, pois na correria do dia a dia, as pessoas só estão preocupadas com elas mesmas. Mesmo usando luvas, lave as suas mãos após pegar no pássaro. Então se encontrar um pássaro na rua machucado ou não, já sabe como  reagir e lembre-se, tudo que fazemos de bom para os seres inocentes, acaba voltando para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *