Como as Palestras Podem Promover Conhecimento

No ambiente de trabalho, os profissionais precisam de conforto e condições para realizar as suas atividades. Geralmente os trabalhadores contam com muitas ações dentro das empresas, para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como a SIPAT.

Eu tive oportunidade de participar de uma SIPAT nesta semana e achei bem interessante o trabalho que algumas empresas realizam neste evento. Vamos falar um pouco mais sobre esse evento tão importante para os funcionários.

Logo da SIPAT

O que é a SIPAT?

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), é uma ação benéfica aos trabalhadores, obrigatória em todas as empresas, e a sua função é conscientizar os empregados sobre a importância de exercer as atividades dentro da empresa com segurança, evitando os acidentes de trabalho e doenças futuras, provenientes do tempo de trabalho.

A SIPAT é organizada pela CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o SESMT, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. O principal objetivo da SIPAT é conscientizar os profissionais dos perigos que eles correm todos os dias no ambiente de trabalho.

São muitas as formas usadas pela SIPAT para ensinar aos trabalhadores todos os cuidados que devem ter dentro da empresa, como: gincanas, dinâmicas, situações hipotéticas e palestras.

Palestras da SIPAT

As palestras realizadas na SIPAT, oferecem a todos os empregados de uma determinada empresa, informações sobre tudo relacionado ao trabalho, como o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), a postura que deve ter no trabalho, como a melhor maneira de sentar para evitar alguma doença ocupacional, não fumar dentro do ambiente de trabalho, pois pode causar algum incêndio, elas ensinam também a procurar o responsável, caso o equipamento tenha algum problema, entre outros.

As palestras feitas pela SIPAT, podem acontecer uma ou mais vezes durante a semana de conscientização, e sempre os organizadores convidam profissionais que sabem realmente o que estão falando. Nessas palestras, os trabalhadores podem participar fazendo perguntas, dando sugestões e até fazendo reclamações.

Todos os trabalhadores têm obrigação de ficar atentos em todas as informações e instruções dadas nas palestras da SIPAT, pois o profissional que está na frente falando, tem como função oferecer conhecimento de tudo relacionado ao ambiente de trabalho.

Quanto mais conhecimentos, os trabalhadores tiverem, mas difícil será contrair alguma doença ocupacional ou um acidente de trabalho.

Os palestrantes que fazem parte da SIPAT, procuram muitas maneiras de levar aos trabalhadores o conhecimento, para evitar contratempos e até tragédias dentro da empresa. Alguns levam um discurso, explicando como evitar as coisas ruins e dar o melhor de si no trabalho. Outros levam desenhos mostrando os acidentes de trabalho mais comuns e a postura do trabalhador para não contrair doenças, e muito mais.

Frequência da SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho, acontece uma vez ao ano, e além de todas as empresas serem obrigadas a realizá-la senão poderão receber multas, é obrigação de todo trabalhador participar das atividades e ficar atentos a todas as palestras para adquirir o máximo de conhecimento que puder.

Portanto a SIPAT, foi criada para diminuir os acidentes e doenças decorrentes dos ambientes de trabalho. As palestras feitas nessa semana, assim como as palestras realizadas em outros lugares, são essenciais para que os trabalhadores possam produzir com mais saúde e livre dos acidentes de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *