Câncer de Pele: Como Ocorre? Como Evitar?

O câncer de pele atinge principalmente pessoas com a pele muito branca, aquelas que têm dificuldade em se bronzear e ficam que nem um pimentão quando ficam muito expostos ao sol. Geralmente onde se localiza a parte que mais se queima é onde aparece o tumor que pode ser maligno ou benigno. Por isto a importância de estar sempre com o protetor solar para ficar bem protegido.

Como ocorre o câncer de pele?

Este tipo de tumor é formado por células da pele que sofreram uma transformação e acabaram se multiplicando de forma desordenada, dando origem a um novo tecido chamado de “Neoplasia”, uma de suas principais causas é a exposição prolongada à radiação solar.

Câncer de Pele

Quais os tipos de câncer de pele?

Existem 3 tipos mais frequentes de câncer de pele, melanoma, carcinoma espeinocelular e basocelular.

Veja a seguir qual a diferença dentre eles:

Carcinoma basocelular: Este câncer de pele é o mais comum (70% dos casos) e também o que tem maior chance de cura, está diretamente ligada à exposição solar acumulado durante a vida. O seu crescimento é lento, os casos mais graves que podem chegar a serem metástases são raros, o que geralmente ocorre é a destruição dos tecidos a sua volta. A sua aparência geralmente é de uma ferida que não cicatriza ou ainda lesões que sangram com facilidade, tudo isto será necessário observar e não deixar para depois a procura de um dermatologista.

Carcinoma espinocelular: Este câncer de pele está relacionado com as células da camada espinhosa, o seu crescimento é bem mais rápido do que o câncer de pele que citamos acima. O aparecimento do câncer carcinoma espinocelular está associado à exposição solar prolongada, mas também pode aparecer por outras causas como, por exemplo: na boca ou lábio (relacionado com o tabagismo), áreas que sofreram irradiação (raio x), cicatrizes de queimaduras antigas (juntamente com a exposição ao sol, podem ocasionar o aparecimento do câncer de pele), ulceras na perna (não tratadas) ou áreas que sofreram processos inflamatórios crônicos.

Melanoma: Este é um câncer muito agressivo e perigoso, o seu aparecimento ocorre partir de células que produzem o pigmento da pele, geralmente este câncer envia metástases para outros órgãos, que podem levar o paciente a morte, o diagnóstico precoce pode ser uma das únicas chances de cura. O melanoma aparece em pintas, que ficam com a cor variada de diferentes tons, formato irregular, bordas irregulares, a sua medida geralmente é de 6 milímetros mas pode ser menor.

Como evitar o câncer de pele?

A melhor maneira de evitar o câncer de pele é evitar o sol em excesso e usar sempre um protetor solar igual ou superior ao fator 15, a sua aplicação deve ser geralmente 20 minutos antes da exposição ao sol e deve ser replicado caso tenha mergulhado na água. Há quem goste de usar cremes anti aging, como o lift gold, por exemplo.

Como Cuidar da Pele

Outra dica que pode ajudar a proteger a pele do rosto é a utilização de um chapéu, não se esquecendo de passar protetor nas orelhas e lábios. O sol deve ser evitado entre as 10 da manhã até às 15 horas da tarde, pois neste horário os raios do sol estão mais fortes.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso proteger sua pele. lembrando que qualquer duvida, procure sempre seu medico. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das dicas aqui apresentadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *